sexta-feira, 19 de outubro de 2012

logo (((cinealmofada ))) - processo criativo



Sei que não é muito usual me delongar demais em minhas postagens aqui. Ainda mais falando sobre design... Mas esse é sem dúvidas um momento especial: é com grande satisfação que nós do Coletivo Cine Cultura, chegamos a última sessão de 2012 do projeto Cinealmofada (que vai dar uma PAUSA, por conta das chuvas). Nessa 7a sessão, domingo dia 21/10, será mais que especial: lançaremos em Goiânia o filme "Trabalhar Cansa" de Juliana Rojas e Marco Dutra, além de mais surpresas. Domingo, 21/10 às 19:30h na Praça Cívica, tem cinema livre! 




Portanto, visto que é última sessão do ano desse carinhoso projeto e que ele nasceu em 2012 também, creio que é a hora de falar um pouco mais sobre ele. O Cinealmofada é um projeto do Coletivo Cine Cultura -  Associação dos Amigos do Cine Cultura, uma instituição civil de direito privado, sem fins lucrativos e de natureza cultural, desde sua criação promove encontros entre seus associados para debater questões relacionadas ao primeiro cinema público de Goiás: o Cine Cultura. Em uma dessas discussões, que foi realizada na internet, criou-se o aconchegante projeto Cinealmofada:  o cinema ao ar livre da Praça Cívica de Goiânia com cerca de 350 pessoas assiduidamente em suas sessões. A partir desse  primeiro projeto, experiência e o fortalecimento de seus membros, o Coletivo Cine Cultura se viu com maior desejo de executar cada vez mais projetos que agreguem valor à cultura goiana. Logo, vem novidades à caminho...





É nessa atmosfera de trocas que o Coletivo Cine Cultura trabalha. O processo de criação da logo foi elaborado por mim e agrega o valor da colaboratividade. A ideia era gerarmos um briefing coletivamente e referências visuais, além de propostas. Deu super certo. Em um encontro do Coletivo Cine Cultura já havíamos definido a paleta de cores, a proposta do ícone e gerado algumas alternativas. Precisávamos apenas de alguns reparos técnicos que caracterizam a criação de uma identidade visual.


  
Acima, encontro dos membros do coletivo para trocas de referências e ideias. Abaixo, uma das propostas desenvolvidas durante a criação colaborativa. Reparem que a paleta de cores se assimila ao piso do prédio Marieta Telles, onde se localiza o Cine Cultura em Goiânia.


Os associados ao Coletivo levaram imagens, recortes, material de desenho... E lá fomos nós, criando, coletivamente. Poderíamos ter elaborado a logo como no processo normal (de terceirização, da contratação de algum designer ou minha, para que elaborassem as propostas) mas ressaltamos que o intuito do Coletivo, até mesmo pelo projeto Cinealmofada, era da compartilhação, pautada na criatividade coletiva.

A paleta de cores foi criada a partir dos azuleijos do prédio Marieta Telles, onde fica o Cine Cultura; o ícone da câmera-almofada, a partir de fragmentos aqui, outros ali, de diferentes pessoas. João Henrique, também associado ao Coletivo fez as seguintes versões, depois modiquei a tipografia e logo após ajustei  kerning, proporções, grid e vetores... O processo de escolha das propostas feitas por João, foi realizado por votação coletiva, efetuada no grupo do Coletivo Cine Cultura no Facebook.


A partir da escolha da opção 2 comecei a trabalhar. O lettering partiu de minha própria caligrafia e depois dos ajustes técnicos já citados, a logo do Cinealmofada com algumas aplicações ficou assim:





Até domingo! :-)

8 comentários:

  1. Uma grande oportunidade de instigar à cultura, jovens aspirantes. Almofada dá uma sensação de liberdade interna. Aliado ao cinema, fica tão. Tão lindo. Ao mesmo tempo que nos vemos sentados e olhando, à espera do inicio da sessão, o céu, sentimos uma dorzinha no peito. Saudade, creio. Desprezo - desprezo por eu não ter vindo tantas outras vezes. Optei pelo cinema convencional.

    Obrigado a todos que contribuíram ao cinealmofada e à cultura que tem a cara do povo goiano.

    Adorei o post.

    Yago Sales

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um Yago,

      Muito carinhoso seu comentário, muito obrigada! Fico muito feliz em poder ver a repercussão deste projeto sendo abraçada tão amavelmente!
      Realmente, é uma experiência única - maravilhosa - podermos assistir à um filme olhando a lua, sentindo vento leve no rosto, defronte a um prédio histórico e uma praça repleta de significados.

      Muito obrigada por também fazer parte disso.
      Ano que vem tem mais e as reuniões do Cinealmofada (para sua produção), são abertas, espero poder te ver em uma delas em 2013.

      Abraços!

      Excluir
  2. Adorei a logo e suas aplicações. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da história! pra quem não é da área, como eu, o processo de criação é uma novidade instigante. Parabéns pelo cine almofada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, fico satisfeita que para quem Não é da área, tenha consigo acompanhar e entender o processo. Função da postagem cumprida! :)

      Espero vê-lo ano que vem em algumas reuniões também.
      Abraços!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir